Mitos e verdades sobre o uso de coleiras e guias em gatos. | Caixa Favorita

5 Mitos e verdades sobre o uso de coleiras e guias em gatos.

Muitos donos ainda tem duvidas e até medo do uso da guia nos bichanos, pois a desinformação e os mitos andam soltos por aí fazendo com que muitos bichanos e tutores deixem de se beneficiar dos benefícios do uso das coleiras, pra te ajudar a entender trouxe 5 coisas que ouço muito sobre o tema e quais delas são mitos ou verdades.

1 - O gato tem de ser treinado deis de novinho para usar coleira.

MITO

Mesmo gatos já adultos podem se adaptar as coleiras, e num geral não precisam de muito mais tempo que os filhotes.

2 - Existem tipos específicos de coleiras para gatos.

VERDADE

O tipo errado de coleira pode trazer inúmeros prejuízos ao animal, além do risco de, por algum motivo, ficar pendurado pela coleira e se asfixiarem, eles se machucam muito quando usam o tipo errado de coleira. Alguns donos acham mais prático por que geralmente é também uma coleira de identificação, mas a coleira do tipo colar não é indicada para colocar a guia no animal, pois quando ele for para um lugar que está além do limite da guia ou você puxa-lo de volta, ele vai se machucar.

 

3 - O gato pode se asfixiar na coleira.

VERDADE

Gato chorando: o que pode ser e o que fazer | Petz

Quem já passeou com um cão agitado e que puxa muito a coleira sabe que a pressão no pescoço é muito grande, mas existe uma diferença crucial entre cães e gatos: os músculos do pescoço. Cães num geral tem músculos mais densos em volta da garganta, o que de alguma forma "protege" o pescoço do animal, já gatos não tem tanta musculatura o que deixa a parte respiratória do pescoço mais exposta, então se o gato ficar pendurado ou precisar ser puxado muito rápido com o tipo de coleira errada, isso vai com certeza machucar bastante.

4 - A coleira deixa o gato nervoso por estar preso.

MITO

Coleira para gato

Gatos ficam sim nervosos quando estão segurados ou quando ficam presos, mas isso acontece quando o gato sente que na presença de um predador não teria como correr ou reagir, com a coleira isso dificilmente acontece, já que ele consegue andar. Além disso temos que pensar que é muito mais cômodo para um gato ir caminhando do que ser levado no colo ou algo parecido.

5 - O uso da coleira faz mal para o gato.

MITO

Não sabemos bem de onde vem essa afirmação, mas se você pensa isso vai mudar de ideia no momento em que precisar sair de casa com o seu gato e souber que a coleira é uma opção, a coleira não serve só para passear com o gato, ela é uma facilidade na hora de leva-lo ao veterinário, de tira-lo da caixa de transporte em qualquer lugar estranho e até de dar banho! Sim! Você pode dar banho no seu gato de coleira, assim, fugir correndo e molhando a casa toda não vai ser mais um problema.